terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Atividades Acampamento Confraternização

Prezados,


A inscrição é R$25,00 por pessoa, valor este que inclui tanto a estada no local, bem como a alimentação.
Para (1) uma das atividades que será realizada no acampamento de confraternização, esta sendo solicitado que todos os lobinhos e escoteiros levem uma calça comprida bastante usada, um par de tênis surrado, e uma camisa manga comprida velha.  
Os Pais que quiserem participar desta atividade também devem levar este material. 

Não Esqueçam de levar:
 máquina de dormir (colchonete, travesseiro e algo para se cobrir),  
 máquina de ficar bonito (escova dental, creme dental e escova ou pente de cabelo)
 máquina de comer (prato, copo e talheres) para todos os participantes.

Aos mais alérgicos, aconselhamos que não esqueçam do repelente.
Nós nos encontraremos na sede do Grupo dia 27/02, às 7:30 para saída às 8:00, impreterivelmente.
O retorno está previsto para domingo, dia 28/02, às 17:00.
A FISA – Ficha Individual de Saúde e Autorização deverá OBRIGATORIAMENTE ser impressa e entregue na Chegada ao local do Evento.
Ela é imprescindível para acompanhamento médico e controles;
Os Adultos e Pais deverão preencher a respectiva Ficha, principalmente a Inscrição e Dados de Saúde.
Segue o cronograma do que vai acontecer para se programarem quanto aos horarios, saberem quantas roupas de cada tipo precisam levar e se precisam de trajes de banho, protetor solar, etc.
Sábado - 27/02

07:30 – Encontro no grupo
08:00 - Saída para Cascata
08:30 – Previsão de Chegada
08:30 - Avisos gerais
08:45 - Liberado Piscina
09:30 - Lanche
10:30 - Atividade 1
11:30 - Montagem de acampamento
12:30 - Almoco
14:00 - Atividade 2
15:30 - Lanche
16:00 - Atividade 3
18:00 – Jantar
18:45 - Atividade 4
23:00 - Preparação banho
23:45 - Dormir

Domingo 28/02

07:30 - Alvorada
08:00 - Café da manhã
08:30 – Piscina Livre
12:00 - Preparacao almoco
13:30 – Almoço
13:30 - Desmontar acampamento
17:00 - Encerramento
Clique aqui para ver dicas do que colocar na mochila e o que não deve ser levado.

Em caso de duvidas entre em contato através dos e-mail osc.chefe@gmail.com (Oscar), retzem@retzem.com.br (Ricardo) ou telefone (47) 9652-9752 (Jonas)

Sempre alerta!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Acampamento de confraternização 2010


Olá amigos.
Nossas atividades estão próximas do recomeço.



Para iniciar nosso ano teremos, como de costume, um acampamento de confraternização.


O mesmo ocorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Cascata Zacarias, em Itajaí.



Clique aqui para ver imagens e informações do local. 

Aos interessados, que esperamos que sejam todos os membros do grupo, inclusive pais, a inscrição é R$25,00 por pessoa, valor este que inclui tanto a estada no local, bem como a alimentação.


Pedimos que a confirmação seja feita até o dia 20/02 através do e-mail osc.chefe@gmail.com, com a indicação de quantos vão para sabermos o número correto de participantes.


Os escoteiros e os chefes devem levar barracas para o pernoite, já os lobinhos, basta que levem seus sacos de dormir e coberta (para a participação dos lobos, faz-se necessária a participação de um responsável pelo mesmo).


Aos mais alérgicos, aconselhamos que não esqueçam do repelente.

Nós nos encontraremos na sede do Grupo dia 27/02, às 7:30 para saída às 8:00, impreterivelmente.
O retorno está previsto para domingo, dia 28/02, às 17:00.

Imprimir a autorização que está aqui e levá-la assinada pelos pais ou responsáveis no dia do acampamento.


Quem não estiver com a autorização, infelizmente, não poderá participar.


clique aqui para ter acesso a FISA – Ficha Individual de Saúde e Autorização deverá OBRIGATORIAMENTE ser entregue na Chegada ao local do Evento.


Ela é imprescindível para acompanhamento médico e controles;


Os Adultos e Pais deverão preencher a respectiva Ficha, principalmente a Inscrição e Dados de Saúde.


Em anexo a ficha esta o croqui da rota para a Cascata Zacarias.
Aguardamos a presença de todos

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Esquecido Escotismo

Sob o domínio avassalador da televisão e da internet, as crianças e os jovens de hoje tornaram-se escravos das telas das TVs ou dos computadores. Isso vem deixando as novas gerações sem rumo, sem valores, sem ideais. Por isso, nada mais importante do que reavivar e disseminar a prática do escotismo.

A palavra origina-se diretamente de “scouting”, expressão inglesa usada por Baden-Powell (herói de várias guerras de dominação colonial inglesa, na Índia, na Criméia, no Transvaal e na Rodésia), no manual que escreveu e acabou sendo adotado em escolas britânicas.

O nome do livro, “Aids to Scouting”, sugeria idéias de apoio à observação militar, no que seu autor revolvia a origem da palavra. Na verdade, é um termo latino. Vem de “ascultare”, que significa apalpar, explorar. Era o método com que os clínicos diagnosticavam as doenças. Digo diagnosticavam, porque hoje essa função está entregue, com muito mais acerto, a máquinas, como tomografia e ressonância magnética.

Pois, da observação militar (“to look around”, segundo o “Merriam- Webster Dictionary”) Baden-Powell partiu para a contemplação da natureza, fazendo disso um magnífico movimento de educação da infância e juventude, de modo a treiná-las e capacitá-las a uma vida sadia, em plena harmonia entre si e com o meio ambiente.

Há exatos 102 anos, o Tenente-General do Exército Britânico , Robert Baden-Powell, fundou o escotismo, organizando o primeiro grupo escoteiro, na Inglaterra.

Imediatamente, esse movimento tornou-se uma verdadeira febre mundial, permanecendo assim durante toda a primeira metade do século passado.

O escotismo formou o caráter de pessoas notáveis, como o papa João Paulo II; os presidentes Bill Clinton, Barack Obama, Washington Luiz e Juscelino Kubitschek; o fundador da Microsoft, Bill Gates; o biólogo francês, Jacques Cousteau; o ex-primeiro-ministro inglês, Tony Blair; os ex-governadores de São Paulo, Mário Covas e Geraldo Alckmin.

Infelizmente, o movimento escoteiro perdeu, nas últimas décadas, a força que tinha nos anos 1950 e 1960. Por outro lado, reduziu-se, fortemente, a convocação dos nossos jovens para prestarem o serviço militar, nas Forças Armadas, fator importante para a formação do caráter, da disciplina e da cidadania

A nossa infância e juventude está refém da antieducação de massa, da qual emergem a narcodependência e todas os outras ameaças que a família enfrenta, hoje, para a formação dos menores.

Hoje, mais do que nunca, é imperioso lembrar que na “Carta de Despedida”, pouco antes de completar 84 anos, Baden-Powell deixou esse conselho aos seus escoteiros: “Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram”, e que a “Lei Escoteira” tem como principais conceitos e valores, esses: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, confiança.

Já imaginaram como as coisas seriam mais fáceis e menos decadentes, se essa tábua de leis continuasse a ser disseminada, pelo escotismo, aos jovens de todos os continentes?!


Por Luiz Henrique da Silveira – Governador do Estado de Santa Catarina.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

I Feira Nacional de Projetos Escoteiros - Inscrições Abertas!

A I Feira Nacional de Projetos Escoteiros é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil aberta à participação de qualquer Unidade Escoteira Local (UEL) e Região Escoteira.

O objetivo desta ação é de compartilhar experiências de sucesso nas áreas de meio ambiente e do desenvolvimento/serviço comunitário entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato de todos com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local. As incrições podem ser feitas por e-mail até o dia 22 de março.

Os projetos selecionados para a I Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o XVI Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 23 e 25 de abril de 2010, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Informações e inscrições no site da UEB www.escoteiros.org.br .

Mais Informações Visite: www.uebsc.com.br

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Reunião sobre o Fórum Mundial de Jovens.

Acontecerá em Blumenau de 03 a 06 de janeiro do próximo ano, o Fórum Mundial de Jovens, pela primeira vez na América do Sul. Este evento reunirá aproximadamente 250 jovens oriundos de aproximadamente 150 países.

Marcel Hugo e Marcos Carvalho foram nomeados pela UEB para atuarem na organização deste evento que é responsabilidade da União dos Escoteiros do Brasil com apoio da Região Escoteira de Santa Catarina.

Como neste mês de fevereiro, de 4 a 7, acontecerá uma reunião do”Planning Committee” (comitê organizador do fórum formado por pessoas de diferentes países) em Blumenau e visitando também Florianópolis, local do Intereventos, tornou-se necessário a realização de uma reunião prévia com Dirigentes e Escotistas convidados para que sejam dados alguns encaminhamentos quanto à organização local do evento.

A reunião aconteceu no sábado dia 23 de janeiro no Viena Park Hotel em Blumenau (local em que será realizado o Fórum) com o objetivo de apresentar mais detalhes do evento e discutir como cada um pode auxiliar nas diferentes funções que existem numa atividade deste tipo.

A diretoria da UEB/SC esteve representada pelo Dir. Presidente Sido Gessner Jr, da Diretora de Programa de Jovens Vanessa Randig e pelo Diretor do Campo Escoteiro Nadir Mussio.

Mais Informações Visite: www.uebsc.com.br

LinkWithin