quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013

Clique na imagem para aumentar

União dos Escoteiros do Brasil promove XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

Inspirados pela Semana do Meio Ambiente, a União dos Escoteiros do Brasil está promovendo o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco). O Escotismo trata basicamente da vida ao ar livre e busca incentivar as crianças e jovens a se relacionarem melhor com o ambiente que os cerca e por isso tem uma grande relação com meio ambiente. Essa vida ao ar livre no escotismo começa já aos 7 anos de idade e durante os acampamentos os jovens são incentivados a deixar o mundo melhor.

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica é uma resposta da União dos Escoteiros do Brasil ao Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela ONU em 1972 e, este ano, o tema escolhido pelos Escoteiros do Brasil foi a água. Serão promovidas diversas atividades relacionadas ao consumo consciente dos recursos hídricos. Uma delas incentivará a população a economizar água por meio da avaliação de seus hábitos, explica o chefe do Grupo Escoteiro Itajubá, Pedro de Oliveira e Silva.

No período de 30 de maio a 7 de junho, portanto, todos os grupos escoteiros do Brasil são incentivados a dar continuidade e criar planos de ação locais a respeito do tema água, além de participar diversas ações internas de caráter nacional dos grupos de escotismo. O escotismo está presente em quase todos os países do mundo que contam com mais de 30 milhões de escoteiros, sendo brasileiros mais de 76 mil destes.

O "Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica" é a maior atividade ecológica realizada pelos Escoteiros do Brasil, e vem se tornando, ano após ano, uma referência e um norte de como educar as gerações do presente para que trabalhem pela sobrevivência sustentada das gerações futuras. A escolha de trabalhar a questão da “água” está alinhada ao tema anual dos Escoteiros do Brasil para 2013: “Água: o mundo que queremos!”, acompanhando a plataforma “The Word We Want” da ONU, que proporá uma agenda de prioridades para os governos de todo o mundo no ano de 2015.

LinkWithin