sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A ORIGEM DO UNIFORME ESCOTEIRO



Os primeiros uniformes escoteiros foram inspirados no uniforme usado pela Polícia Sul-africana.
Após o cerco de Mafeking e o fim da guerra Anglo-Boer, a Grã Bretanha tinha o controle das antigas repúblicas Boer do Transvaal e do Estado Livre de Orange. A Polícia Sul-africana foi formada para ser uma força de paz, algo entre a polícia normal e uma força militar, para pacificar as antigas repúblicas que agora eram parte da África do Sul, unificada sob o governo britânico.
Baden Powell foi nomeado comandante desta força, como um líder com excepcional habilidade para organizar a força a partir do zero em um curto espaço de tempo, ele rapidamente recrutou os membros em duas colônias britânicas: o Cabo e Natal, as quais agora eram parte da União da África do Sul. Ele também recrutou oficiais e homens da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Índia e Ceilão (atual Sri Lanka), Inglaterra e Irlanda.
O próprio B.P. desenhou o uniforme: uma camisa informal na cor cáqui e o seu favorito chapéu de abas largas. Era menos formal e mais prático que o uniforme do exército. B.P. sempre preferiu as roupas confortáveis dos colonos.
Mais tarde quando ele criou o Escotismo para os rapazes, B.P. adotou um uniforme muito semelhante, com camisa e bermudas cáqui, lenço e o famoso chapéu de abas largas.
As cores originais do emblema escoteiro, verde e amarelo, também vieram das cores do Transvaal.
Milhares de Escoteiros em todo o mundo vestiram este uniforme, apesar de existir muito poucos que ainda o vestem atualmente. A delegação sul-africana sempre se destaca nos Jamborees Mundiais pelo seu chapéu escoteiro tradicional e uniforme cáqui com o lenço verde e ouro.

LinkWithin