segunda-feira, 16 de abril de 2012

Volvo Ocean Race: 1,5 tonelada de lixo deixou as praias de Itajaí


A ação, denominada "Keep the Oceans Clean - Mantenha os oceanos limpos" realizada nas praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava, em Itajaí, fez muita gente acordar cedo na manhã deste sábado (14). Cerca de 1,5 toneladas de lixo (150 sacos de 200 litros) foi retirada após a ação. O Grupo Escoteiro Padre Baron se fez presente junto com outros voluntários que se concentraram principalmente na Atalaia.

A ameaça de chuva não foi suficiente para deter o entusiasmo dos voluntários, que, munidos de luvas e sacos de lixo, percorreram as praias da cidade, recolhendo desde latas e plásticos até pontas de cigarro e cacos de vidro. "Parece que São Pedro estava nos observando lá em cima, só esperando o mutirão terminar. No momento em que fechamos o último saco começou a chover na Brava", conta Glenn Suba, coordenador do Plano de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race em Itajaí.

O superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), Paulo César do Santos, presente na base montada próximo ao Encontro dos Amigos, na Praia Brava, avalia como positiva a ação deste sábado. "Percebemos que as pessoas estão realmente engajadas na proteção do meio ambiente, o que é fantástico. A FAMAI pretende dar continuidade a esse projeto de limpeza nas praias, e o objetivo principal é conscientizar a população para diminuir cada vez mais a quantidade de resíduos jogados nas nossas praias e no nosso rio", diz.

Mais de 200 pessoas se mobilizaram nessa batalha. Todo o resíduo coletado foi enviado para o Centro de Reciclagem instalado na Vila da Regata. Após a limpeza do material, o artista plástico João Parrinha, de Portugal, deve começar a construção da Tainha Mutante, obra de arte que será elaborada exclusivamente com o lixo recolhido nas praias.

"O Brasil é o país da suntentabilidade e lidera esse processo no mundo. Mas há muita coisa a se fazer. Espero que as outras cidades copiem o exemplo de Itajaí e limpe a sujeira das ruas e recicle", pede o escultor João Parrinha.



Autor: Redação 360 Graus
Data: 16/4/2012
Matéria extraída do endereço: http://360graus.terra.com.br/iatismo/default.asp?did=33291&action=news

LinkWithin